quarta-feira, 9 de maio de 2007

O PRIMO BASÍLIO, Resumo


“Deve chegar por estes dias a Lisboa, vindo de Bordéus, o Sr. Basílio de Brito, bem conhecido de nossa sociedade. S. Exª., que como é sabido, tinha partido para o Brasil, onde se diz reconstituíra sua fortuna com trabalho honrado, anda viajando pela Europa desde o começo do ano passado. A sua volta à capital é um verdadeiro júbilo para os amigos de S. Exª que são numerosos”.


Escrito em linguagem arcaica, o romance de EÇA DE QUEIROZ relata o papel exercido pela mulher casada na sociedade lisboeta de antigamente, preconceituosa e machista.

Os dias tranqüilos e a vida serena do casamento de Luísa e Jorge terminam com a volta do primo Basílio, o seu primeiro amor. Jorge é engenheiro de minas, sua profissão o obriga a ausentar-se com freqüência apesar de amar quase à idolatria sua esposa. Deixa-a sob os cuidados de fiéis amigos e da criada Juliana, a quem devota profunda gratidão, na mesma proporção que Luísa a odeia.

De personalidade maldosa, interesseira e dissimulada Juliana cresce como personagem durante todo o desenrolar do enredo. Apesar de todos os cuidados adotados para esconder o adultério, pois Luísa não resiste ao charme encantador de seu primo Basílio, pouco a pouco se encontra à mercê de todos os caprichos de Juliana, que a provoca, humilha e chantageia, provocando suspeitas cada vez mais fortes em seu marido.

Cada vez mais apaixonada por Basílio, Luísa cede a todos os caprichos e chantagens da criada e sofre o seu inferno astral, que lhe mina a saúde.

Desconfiado de sua mudança radical em relação à Juliana, Jorge tenta livrar-se da criada. Diante de sua estranha reação, ele procura desvendar o mistério com amigos e vizinhos, porém todos evitam o assunto.

A carta de Basílio é o estopim final para o sofrimento de Luísa. É Jorge quem a recebe, depois de lê-la interroga a criada Juliana que responde com mentiras.

Depois da melancólica morte de Luísa, Jorge perde todo o sentido de viver.

Alheio ao drama do casal, que destruiu ao manter o tórrido romance com a prima Luísa, Basílio volta à Lisboa disposto a procurá-la.

Descobre que ela morreu, sente muita pena de si mesmo por haver perdido a diversão e sai a passear com um velho amigo.

Nenhum comentário: