sábado, 21 de abril de 2007

QUANDO NIETSZCHE CHOROU, Resumo


Nesse romance histórico o psiquiatra Irvin D. Yalom mistura realidade e ficção, drama existencial e suspense num envolvente enredo sobre amor, auto-conhecimento e amizade. Envolve, além de Breuer, Nietzsche e Freud, Richard Wagner, paixões obsessivas, ciúmes, surgimento da psicanálise e, portanto, dores da alma.

De férias em Veneza, Josef Breuer ouve o apelo de Lou Salomé para que trate o seu amigo Nietszche que sofre de enxaqueca, depressão e tendência ao suicídio. Ele mesmo procura superar os tormentos sofridos durante a aplicação da teoria de “terapia através da conversa” na paciente Anna O, que lhe provoca insônia e pesadelos.

O seu casamento com Mathilde atravessa uma grave crise por seu envolvimento emocional e sexual com Anna O (codinome para sua paciente Bertha) durante o tratamento.

A história acontece no século 19, em Viena, em meio à ebulição intelectual da época e às vésperas do nascimento da psicanálise Josef Breuer estava apenas começando a desenvolver sua grande conquista científica voltada para a mente humana e seu aluno e amigo Sigmund Freud é um jovem médico, ainda muito longe de ser considerado o “pai” da Psicanálise (o caminho mais curto entre a causa e o efeito das dores da alma).

O filósofo alemão Friedrich Nietszche atravessa graves crises de desespero com impulsos suicidas por causa de suas insuportáveis enxaquecas e convulsões, em parte provocadas por seu romance frustrado com Lou Salomé, jovem russa de costumes considerados avançados para a época em que vivem.

Depois de muita relutância Nietszche se torna paciente de Breuer. Daí em diante o livro se torna cada vez melhor, quando estas duas personalidades se encontram, conhecem uma à outra. Durante as sessões de análise psicanalítica os resultados sofrem altos e baixos provocados pelas posturas filosóficas de Nietszche e a visão do mundo de Breuer, de uma forma extremamente humana e próxima, com rara influência do jovem Freud.

O final do livro acontece de forma suave e surpreendente.

Nenhum comentário: